A Real Associação de Lisboa manifesta a sua profunda discordância da decisão ontem adoptada pela Assembleia Municipal de Lisboa visando a mudança do nome do Campo das Cebolas para Largo José Saramago.
Convicta de que o consagrado escritor português merece um lugar condigno na toponímia da capital, a Real Associação de Lisboa defende que os nomes das ruas da nossa cidade não devem ser modificados ao sabor de maiorias ou de circunstâncias políticas de ocasião, pois constituem património imaterial da comunidade.
A Real Associação de Lisboa receia que este seja mais um passo na descaracterização da toponímia da capital, rejeita o caminho amiúde adoptado pelo poder político de apagamento (inadvertido?) da memória colectiva inscrita nas ruas e recorda que, em regra, os nomes originais identificavam o lugar onde foram rasgadas, as actividades aí instaladas ou personalidades destacadas das respectivas épocas.
Em face do sucedido a Real Associação de Lisboa promete fazer o que estiver ao seu alcance para alertar a população da cidade e evitar que arbitrariedades como esta se cometam hoje e no futuro.
A Real Associação de Lisboa é simultaneamente a estrutura regional da Causa Real com jurisdição sobre a Área Metropolitana de Lisboa e a maior organização monárquica de cariz local com mais de 2.000 associados. É uma associação de monárquicos, logo de cidadãos que acreditam nas vantagens da Instituição Real, mas visa também o bem-estar das populações e o desenvolvimento harmonioso das localidades que vem servindo durante todos estes anos.
A Direcção
Participe nas nossas actividades, junte-se a nós, inscreva-se aqui