A propósito dum cartaz digital de campanha para as Eleições Europeias do PPM que circula nas redes sociais a anunciar que “Os monárquicos uniram-se para dizer Chega”, a Real Associação de Lisboa, sendo a maior estrutura regional da Causa Real com mais de 2.000 associados, vê-se obrigada a esclarecer que o PPM, não obstante o inegável prestígio dos seus fundadores e o serviço por eles prestado ao bem comum, jamais representou os monárquicos portugueses.
Sendo um partido político monárquico, o PPM não é, não foi, nem nunca será, o partido dos monárquicos. A frase é, por isso, não apenas indutora de erro como inteiramente abusiva. Nesse sentido, a Direcção da Real Associação de Lisboa esclarece que o PPM é apenas um dos vários partidos do nosso sistema político em que militam ou votam alguns monárquicos.
De igual modo, chamamos a atenção para o facto de a Causa Real, que a Real Associação Lisboa integra, ser a única estrutura monárquica de âmbito nacional, a qual agrega todos os monárquicos das mais diversas tendências e simpatias ideológicas, sendo reconhecida nestes exactos termos pelo Chefe da Casa Real Portuguesa, uma instituição suprapartidária.