No dia 9 de Outubro, pelas 18h30, promoveu a Real Associação de Lisboa um debate no âmbito das próximas Eleições Autárquicas.
Associação cívica monárquica suprapartidária de radicação lisboeta, não podia esta organização desinteressar-se de uma reflexão em profundidade sobre o espaço concelhio em que se acha sedeada. Daí a temática escolhida para o debate: A gentrificacão e a sustentabilidade das cidades antigas. Daí também a sua realização num ambiente universitário (Auditório da Universidade Europeia, na Quinta do Bom Nome, em Carnide).
Participaram no evento os seguintes candidatos à vereação da Câmara Municipal de Lisboa: Ana Jara, pela CDU (PCP e PEV); Bruno Horta Soares, pela Iniciativa Liberal; Filipa Roseta, pela coligação Novos Tempos Lisboa (Aliança, CDS-PP, MPT, PPM, PSD); Maria João Rodrigues, pela coligação Mais Lisboa (PS e Livre); Pedro Cassiano Neves, pelo partido Chega.
O debate foi introduzido e moderado pelo Presidente da Real Associação de Lisboa (João de Lancastre e Távora), que pôde salientar a íntima conexão entre municipalismo e monarquismo.
Contra o pano de fundo da temática seleccionada, os intervenientes puderam, sempre de modo elevado, no conteúdo e na forma, abordar importantes problemáticas da actualidade lisboeta: como trazer as pessoas de volta ao(s) centro(s) urbano(s), a defesa do património (material e imaterial), a salvaguarda dos bairros históricos, a sustentabilidade do(s) modo(s) de vida e das ecologias citadinas, a conciliação entre economia e inovação, por um lado, respeito pela memória e pela(s) identidade(s), por outro.
Esteve presente o Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança, herdeiro e representante dos Reis de Portugal, activamente interessado, a exemplo dos seus maiores, nos destinos da Cidade Capital.
O debate pode ainda ser ainda visto ou revisto através da seguinte ligação: https://fb.watch/7WcqVvon-2/