No passado sábado, 1 de Outubro, decorreu na Academia da Estrela mais um concorrido debate promovido pela Real Associação de Lisboa.
Para conversar sobre o tema “Cinco de Outubro e D. Manuel II – Histórias e ficções” estiveram na mesa dois conhecidos jornalistas, Fernando Madaíl e Nuno Galopim, ambos autores de romances relacionados com a revolução republicana e o último rei, “A Costureira sem cabeça” e “Manuel II – Os últimos dias do Rei”, respectivamente, com distintos olhares e sensibilidades sobre os acontecimentos.
No vivo debate moderado pelo presidente da Real Associação de Lisboa João Távora ambos os autores contaram as suas diferentes, mas fascinantes experiências sobre a génese dos seus livros e a sua constante preocupação em estudar profundamente a época, os lugares e as pessoas, e em incluir factos históricos nos seus romances, não obstante a divergente perspectiva.
Os presentes foram, como sempre, entusiastas e participantes, colocando várias questões aos escritores, pelo que foram discutidos tópicos diversificados, desde pormenores da revolução republicana e da Primeira República, seus protagonistas mais conhecidos e mais obscuros, déspotas e perseguidos, e o papel dos monárquicos, até às dificuldades com que ainda hoje se deparam os monárquicos em divulgar a sua mensagem.